Roçadeiras agrícolas: manutenção, cuidados e segurança

As roçadeiras são um dos implementos agrícolas utilizados no trabalho no campo, tendo como função realizar sua limpeza, no corte das vegetações rasteiras. Sendo operadas com auxílio de um trator, cobrindo assim terrenos mais espaçosos.

Normas de segurança

Antes de iniciar qualquer operação, faça uma verificação geral da roçadeira, porcas, pinos, eixos e principalmente no alinhamento do cardan. Como uso dos equipamentos de segurança os EPIS, a não utilização de tais equipamentos podem gerar graves riscos a saúde, como acidentes ou a morte.

Ao operar a roçadeira, não permita que as pessoas se mantenham muito próximas ou sobre a mesma.

Para prevenir ferimentos ou morte, quando o equipamento está em funcionamento e as facas estão girando, pode-se ocorre sua quebra, fazendo com que seja lançada em alta velocidade, como de outros objetos também, como pedras. Pare o equipamento, se houver pessoas a menos de 50 metros.

Confira outras medidas de segurança:

  • Ao colocar o motor do trator em funcionamento, esteja devidamente sentado no assento do operador e ciente do conhecimento completo do manejo correto e seguro tanto do trator como da roçadeira. Coloque sempre a alavanca do câmbio na posição neutra, desligue o comando da tomada de força.
  • Não ligue o motor em recinto fechado ou sem ventilação adequada, pois os gases do escape são nocivos à saúde.
  • Não faça regulagens com a roçadeira em funcionamento.
  • Não utilize roupas folgadas, pois poderão enroscar-se na roçadeira.
  • Não transportar a roçadeira com o eixo da tomada de potência ligado.
  • Ao trabalhar em terrenos inclinados proceda com cuidado procurando sempre manter a estabilidade necessária. Em caso de começo de desequilíbrio, reduza a aceleração e vire as rodas do trator para o lado da declividade do terreno.
  • Conduza sempre o trator em velocidades compatíveis com a segurança, especialmente nos trabalhos em terrenos acidentados ou declives. Mantenha o trator sempre engatado.
  • Ao conduzir o trator em estradas mantenha os pedais do freio interligados e utilize sinalização de segurança.
  • Quando operar com a roçadeira, evitar manobras com a mesma muito elevada e em movimento, especialmente quando estiver próximo a residências, estradas ou rodovias.
  • Nunca se aproximar da roçadeira imediatamente após ter parado o trator, por a roçadeira ser dotada de um sistema de giro livre e as facas permanecem em movimento por mais alguns segundos.
  • Ao sair do trator coloque a alavanca do câmbio na posição neutra e aplique o freio de estacionamento.
  • Bebidas alcoólicas ou alguns medicamentos podem gerar a perda de reflexos e alterar as condições físicas do operador. Por isso, nunca opere esse equipamento, sobre o uso dessas substâncias.

Manutenção

1 - Manter sempre as facas bem afiadas, para aumentar o rendimento e requerer menos esforço do trator.

2 - Ao substituir as facas, verificar se os seus pesos são aproximados, para evitar

desbalanceamento (máximo 120 gramas de diferença).

3 - Em caso de perda ou quebra de qualquer um dos elementos rotativos, este deverá ser reposto imediatamente, para evitar vibrações e consequentemente danos ao implemento e falhas no serviço.

4 - Verificar diariamente as condições e aperto dos parafusos e porcas de fixação das facas.

5 - As facas são reversíveis, observar sempre o desgaste das mesmas, para não afetar o furo que deve ficar com uma parede de 20 mm conforme figura 10, antes de fazer a reversão. Isto porque se o desgaste afetar o furo ou a parede ficar muito fina, não será possível fixar a faca, e não terá a segurança necessária que o serviço exige.

6 - Antes da primeira utilização ou após longos períodos sem uso, cheque a embreagem de fricção, da seguinte maneira:

  • Aperte as 4 porcas item 1 figura 11, até que os discos sejam liberados, conforme letra ''A''.

    Segurando na carcaça gire o miolo em movimentos rápidos.

  • Retorne as porcas na posição original conforme letra "B". A embreagem de fricção está pronta para o uso.

LUBRIFICAÇÃO

A lubrificação é indispensável para um bom desempenho e maior durabilidade das partes móveis da roçadeira. Antes de iniciar o trabalho, lubrificar cuidadosamente todas as graxeiras, observando sempre os intervalos de re-lubrificação certificando-se da qualidade do lubrificante, quanto a sua eficiência e pureza, evitando usar produtos contaminados por água, terra, etc. Limpe todas as graxeiras com um pano limpo, isento de fiapos e substitua as que estiverem danificadas, se as houver. Lubrifique todas as graxeiras a cada 8 horas de trabalho.

TROCA DE ÓLEO

Verifique periodicamente o nível de óleo da caixa redutora, através do bujão de nível e reabasteça sempre que necessário, conforme mostra a figura 13.

Substituir o óleo a cada 600 horas de trabalho, utilizando quantidade e tipo indicados pelo fabricante do implemento.

Quando estiver em uso uma determinada marca de óleo, evite completar o nível com óleo de outra marca e outra especificação.

Lubrificar as cruzetas com graxa em intervalos de 8 horas. O eixo telescópico deverá ser lubrificado semanalmente, conforme a figura 14.

No final de cada trabalho, o equipamento deve ser limpo e vistoriado, verificando se há peças quebradas ou gastas. Aplica-se uma camada de óleo em todas as superfícies que possam apresentar ressecamento ou corrosão. Verifique o chassi, os limpadores e a barra de acoplamento e pinte-os quando necessário. Armazene o implemento em uma superfície plana em local protegido longe dos animais e crianças.

Postar um comentário

Comentários (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem