Embreagem: dicas e cuidados na operação do trator

Embreagem para tratores agrícolas

As embreagens dos tratores agrícolas é um dos componentes que mais apresentam problemas, sendo em maioria ocasionados devido ao mau uso do sistema e pela falta de informação do operador, como de manutenção adequada.

Responsável pela transferência de movimento do motor ao câmbio e à TDP (Tomada de Potência) a embreagem é o componente que mais sofre pela falta de cuidado e pela operação inadequada do trator, provocando seu desgaste prematuro.

Ao iniciar os trabalhos alguns cuidados devem ser tomados, como ao sair com o trator sempre retire o pé do pedal de forma suave, não bruscamente, assim o movimento do motor será passado ao câmbio suavemente também, sem trancos, evitando danos ao câmbio, eixos, rolamentos e à própria embreagem.

Outro fator a se observar no momento da saída é a rotação do motor, devendo sempre está menor que à rotação de trabalho, que normalmente é por volta de 1.800rpm, estando elevada, a fricção entre volante do motor, disco e platô, provocam aumento na temperatura e o desgaste prematuro dos componentes da embreagem, principalmente do disco.

Uma das características dos motores de tratores agrícolas é o alto torque em baixa rotação, ou seja, o torque máximo de um motor de trator de média potência se dá por volta de 1.400rpm, assim é até melhor para o trator “arrancar” estando próxima a essa rotação. À medida que a rotação aumenta, a potência também aumenta, mas o torque diminui.

Em caso quando o trabalho com o trator é com implemento, que necessita de determinada rotação no motor para acionar bomba de pulverizadores, compressores de semeadoras pneumáticas ou distribuidoras de fertilizantes e corretivos. Neste caso, para uma perfeita aplicação, uniformidade e funcionamento dos implementos há necessidade da rotação de trabalho desde o início da atividade na linha ou rua de serviço.  Aqui é preciso ponderar entre a aplicação ou o trabalho perfeito desde os primeiros centímetros da área ou a preservação de componentes da embreagem, no caso de iniciar os trabalhos dos citados implementos com rotação mais baixa que a de trabalho, apenas poucos metros, ou, às vezes, nem um metro ficaria imperfeito ou irregular.

Usar o pedal de embreagem como apoio para o pé, dependendo da pressão aplicada, por menor que seja, pode provocar o deslizamento do disco, levando ao superaquecimento do conjunto e consequentemente seu desgaste, devendo ser evitado apoiar o pé sobre o pedal da embreagem durante o trabalho.

Durante as manobras realizadas no final do sulco, linha ou rua de serviço, devem ser realizadas com uma rotação menor que a de trabalho, evitando o atrito entre volante, disco e platô e, consequentemente, seus desgastes. Preservando a vida útil da embreagem, como visando a segurança do operador, em alta rotação e velocidade, principalmente em terrenos inclinados, se torna propenso a acidentes.

Tipos mais comuns de embreagens

Existem diferentes embreagens e cada uma delas tem a sua aplicação específica e funções.

Embreagem simples

Possui apenas um disco, platô e apenas um curso no pedal, liga e/ou desliga o movimento do motor ao câmbio e a TDP, mais simples e barata, possuindo uma grande desvantagem de não ser possível parar o trator sem parar a TDT quando estão em movimento, antigo e pouco comum nos tratores atuais.

Embreagem dupla

Como o nome sugere possui dois discos, platôs e contar com dois cursos: um desligará ou ligará o movimento do motor à TDP e outro ligará ou desligará o movimento do motor ao câmbio. Sendo mais complexo, caro, mas permite a parada do trator sem parar o movimento da TDP.

Embreagem independente

Possui dispositivos separados do pedal de embreagem para ligar ou desligar o movimento do motor à TDP. Podendo ser alavancas, teclas ou botões que servirão exclusivamente para acionar/desligar a TDP, independentemente se o trator está parado ou em movimento. Mais atual, moderna e fácil de ser utilizada, pode funcionar junto da embreagem principal do trator ou separada por meio da embreagem hidráulica e acionamento elétrico ou de alavanca, nesse caso deve-se observar sempre o tempo máximo de acionamento sugerido pelo fabricante, havendo uma lâmpada que, se acesa, indica que a alavanca está acionada.

Em qualquer um dos sistemas, o importante é o operador conhecer bem o sistema que equipa seu trator e tirar todo o proveito que o mesmo proporciona.

Postar um comentário

Comentários (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem