O sistema hidráulico de três pontos foi desenvolvido por Henry George (Harry) Ferguson um dos fundadores da Massey Ferguson, seu objetivo era criar um elemento de integração entre implemento e trator, até então para ele tal parte de acoplamento dos tratores era inacabada.
Com o desenvolvimento desse sistema se possibilitou o aumento do desempenho do trabalho no campo, já que as capacidades de manobras nas áreas de curvas, nas extremidades da lavoura, nos cantos e durante o transporte foram facilitadas. O novo engate, sensível, reagia à ação da carga puxada, ou seja, a resistência encontrada pelo implemento no contato com o solo era transferida para o trator, aumentando tração e capacidade de trabalho.
O engate de três pontos, segundo a norma ISO 730:2009, é formado por um braço superior (o terceiro ponto) e dois braços inferiores articulados. Cada braço inferior dispõe de um tirante de elevação para o controle da altura. O terceiro ponto tem seu movimento livre para adaptar-se às características dos implementos. A função do engate de três pontos não se limita ao arrasto de implementos/ máquinas em trabalho, também permite seu transporte com segurança.
Ao realizar o engate do implemento deve observar a posição do terceiro ponto em relação ao trator, devendo está em sentido para cima, quando estiver em condição de trabalho. Evitando assim perda de tração, o que possibilita um melhor desempenho e consequentemente o aumento da produtividade.
Postar um comentário