Engate de três pontos: porque foi criado e seu criador.

O sistema hidráulico de três pontos foi desenvolvido por Henry George (Harry) Ferguson um dos fundadores da Massey Ferguson, seu objetivo era criar um elemento de integração entre implemento e trator, até então para ele tal parte de acoplamento dos tratores era inacabada.

Sistema hidráulico de três pontos
Sistema hidráulico de três pontos desenvolvido pelo jovem engenheiro Henry George (Harry) Ferguson.

Com o desenvolvimento desse sistema se possibilitou o aumento do desempenho do trabalho no campo, já que as capacidades de manobras nas áreas de curvas, nas extremidades da lavoura, nos cantos e durante o transporte foram facilitadas. O novo engate, sensível, reagia à ação da carga puxada, ou seja, a resistência encontrada pelo implemento no contato com o solo era transferida para o trator, aumentando tração e capacidade de trabalho.

O engate de três pontos, segundo a norma ISO 730:2009, é formado por um braço superior (o terceiro ponto) e dois braços inferiores articulados. Cada braço inferior dispõe de um tirante de elevação para o controle da altura. O terceiro ponto tem seu movimento livre para adaptar-se às características dos implementos. A função do engate de três pontos não se limita ao arrasto de implementos/ máquinas em trabalho, também permite seu transporte com segurança.

Ao realizar o engate do implemento deve observar a posição do terceiro ponto em relação ao trator, devendo está em sentido para cima, quando estiver em condição de trabalho. Evitando assim perda de tração, o que possibilita um melhor desempenho e consequentemente o aumento da produtividade.

Postar um comentário

Comentários (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem