Eixo cardan: Montagem e Componentes cardan


Sumário

Eixo cardan

É uma componente mecânico responsável por transmitir um movimento rotativo entre partes ou componentes externos. O cardan é o mais eficiente meio usado para transmitir torque e rotação entre um trator e implemento agrícola, seja de arrasto, engate de 3 pontos ou estacionário.

Componente cardan completo, com juntas, barras, terminais e cruzetas.

O desempenho e a durabilidade do eixo cardan dependera, da realização de manutenção, limpeza e lubrificação de juntas e conexões, periodicamente, a cada 8 horas e 20 horas conforme imagem abaixo.

A cada 8 horas deve se realizar a lubrificação das juntas e ligações do cardan, a cada 20 horas do tubo e barra.

Há sua correta aplicação, ou seja, tipo e tamanho de cardan adequado ao trabalho a ser realizado.


Montagem

A montagem dos terminais devem está aliados em mesmo sentido um á outro.

Ao realizar a montagem de um cardan de perfil quadrado, uma atenção especial deve ser dada, no alinhamento dos terminais internos, devendo observar se estão posicionados em mesmo sentido, um á outro, conforme imagem acima demonstrado. Terminais desalinhados geram vibrações, ocasionado assim desgastes e quebras.

Os terminais devem possuir ângulos de posicionamento iguais.
Ângulos semelhantes resultam em um movimento rotativo uniforme.
O terminais devem possuir ângulos semelhantes.

Os terminais, ambos devem possuir ângulos iguais, permitindo assim compensação da irregularidade do movimento rotatório, de acordo com as figuras 1 e 2 acima apresentadas. Quanto maior a diferença do ângulo, movimento resultante possuirá irregularidade ainda maior, provocando assim ruídos e vibrações, os desgastando, reduzindo a vida útil de seus componentes.


Componentes cardan

Terminal fêmea, terminal macho, terminal lado implemento, cruzeta, junta universal, anéis, pino elástico, tubo e barra. Quais podem ser observados abaixo.

Componentes cardan, terminais, cruzetas, pinos, barra e tubo.
Cardan quadrado convencional, sem dispositivos de segurança.

Os cardan ovais e triangulares possuem os mesmos componentes, apenas tubo e barra, possuem o perfil característico diferente.

Os tubos e barras de cardan são classificados nos seguintes formatos, quadrado, ovais, triangulares e triangular homo cinético.



Postar um comentário

Comentários (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem