Segurança e confiabilidade: importância do cuidado com os freios do seu trator.

O sistema de freios é responsável por efetuar a redução ou a parada do veículo, portanto tem um papel muito importante para o funcionamento dos tratores agrícolas, como para a própria segurança do condutor.

Tratores agrícolas 4x2 possuem sistema de freio somente nas rodas traseiras, podendo ter seu acionamento de forma individual, de cada roda, acionados por pedais distintos, possibilitando o auxílio em manobras do veículo, como patinagem individual das rodas e operações em declive. Devido á essas e outras ações realizadas durante a operação do veículo, alguns componentes sofrem alguns desgastes, como no caso das lonas de freio.

Os discos de freio são compostos por duas lonas e um disco metálico, sendo aplicado em cada lado do disco uma lona, feitas de material fibroso á modo que possam gerar atrito quando o comando freio for acionado, realizando assim a redução da velocidade do veículo e sua parada.

As lonas freio por serem feitas de um material fibroso e por sofrerem com a ação de fricção, expostas a altas temperaturas, fazendo com que sofra desgaste. É de suma importância que ocorra a sua troca, o bom estado das lonas garante que o sistema de freios funcione de forma adequada, se estiverem muito gastas, elas podem se quebrar e provocar danos ao disco metálico, consequentemente provocando a interrupção do funcionamento dos freios, colocando o condutor e demais em risco.

Manutenção periódica como atenção a sinais de mau funcionamento dos freios, devem ser realizadas e priorizadas, o bom funcionamento do trator tanto proporciona segurança como aumento do desempenho do trabalho executado no campo.

Pensando em sua comodidade, a Casa das Oficinas possui uma linha de produtos para o seu trator, como o "Kit" de Lonas do disco de freio para os tratores Valmet, simplificando assim a sua compra, consulte nossa loja ou confira os produtos listados logo abaixo! Dúvidas, deixe seu comentário ou fale com um de nossos atendentes no WhatsApp, ou no chat de nossa loja.


Postar um comentário

Comentários (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem