Dicas para operação segura de retroescavadeiras

Na operação de máquinas pesadas como retroescavadeiras, se faz necessário que haja alguns cuidados com o entorno em que será realizado o trabalho. Ao se ter um conhecimento da área permitirá ter alguns cuidados e evitar possíveis situações que coloque sua vida e de demais em risco.

Definir a rota de deslocamento e estar ciente dos riscos do trecho, como de deslizamentos, atolamento, redes elétricas, cursos d’água, locais de trânsito de pessoas, áreas residenciais, etc. Em caso de áreas de passagem estreita, de visibilidade limitada e de intensa movimentação de pedestres e veículos, há a necessidade do auxílio de uma pessoa que tenha pleno conhecimento da operação realizada, se torna necessário também em operações de manipulação e posicionamento de materiais, içamento, trabalhos próximos a estruturas, tubulações e rede elétrica.

Sinalização da área em que ocorrerá o trabalho, como delimitação e restrição ao local, sempre buzinar antes de ligar o equipamento, a modo de alertar as pessoas próximas, como verificação periódica do estado dos componentes do veículo são de suma importância para evitar possíveis acidentes.

Algumas maquinas possuem cabines fechadas e proteção ROPS/FOPS (para capotamento e queda de material sobre a cabine), oque possibilita a dispensa de alguns equipamentos de proteção individual (EPI) durante a operação, ainda assim o uso de vestimenta e calçados adequados, cinto de segurança, são indispensáveis.

Erros de operação que devem ser evitados:

  • Falta de atenção com as características do terreno.
  • Desrespeitar os limites do equipamento (capacidade de carga, capacidade de levantamento, carga de tombamento).
  • Deslocamento em velocidade excessiva, ou com a caçamba da carregadeira cheia e elevada.
  • Trabalhos com a máquina submersa.
  • Demolição com implementos inadequados.
  • Deslocamento da máquina com os braços estabilizadores abaixados.

Postar um comentário

Comentários (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem