Caixa de marcha: principais cuidados e possíveis defeitos

A caixa de marcha, também conhecida como caixa de câmbio, é responsável por transmitir o movimento realizado pela força do motor para as rodas. Tendo como função principal ampliar a força gerada, em ganho de velocidade para o veículo.

Através do sistema de transmissão a caixa de marcha distribui os comandos de força, tração e torque para as rodas, de modo a ter um melhor rendimento, em diferentes condições que o automóvel seja submetido.

Cuidados essenciais.

O óleo tem como função lubrifica as peças que compõem a caixa de marcha, reduzindo o atrito entre elas consequentemente seu desgaste, como realizar a limpeza do sistema.

Por norma, é importante checar o nível do óleo do câmbio a cada 10 mil quilômetros. Como realizar sua troca mesmo se não esteja abaixo do nível recomendado, pois, tem data de validade. A troca pode ultrapassar 50 mil quilômetros rodados ou três anos, prazo máximo da validade e tempo necessário, para não ter mais a mesma textura e aderência sobre as peças.

No entanto, alguns outros fatores podem colaborar para um desgaste excessivo:

  • evite deixar o pé sobre a embreagem enquanto dirige;
  • não apoie a mão no câmbio, utilize a alavanca somente na troca de marchas;
  • evite arrancar em segunda marcha, por mais que o motor suporte, isso causa um desgaste excessivo;

Principais defeitos.

É preciso estar sempre atento aos sinais. Algumas falhas e barulhos podem significar que é hora de parar em uma oficina mecânica e verificar o desgaste das peças para evitar problemas ainda maiores.

Confira alguns sinais fundamentais de que algo está errado na sua caixa de marcha:

  • ao tentar passar as marchas, o encaixe não acontece de forma suave ou, até mesmo, as marchas não param;
  • quando existe cheiro de óleo queimado, pode ser que o fluido esteja baixo ou o óleo não esteja com a viscosidade adequada;
  • quando as marchas se desencaixam sozinhas e o veículo vai para o ponto morto, principalmente na terceira marcha;
  • quando são verificadas manchas de óleo no chão, é preciso descobrir o ponto de vazamento;
  • a luz de indicação no painel permanece acesa durante o uso do veículo ou pisca esporadicamente;
  • apresenta vibração durante a troca de marchas.

A manutenção preventiva é fundamental para o bom funcionamento do veículo. Barulhos, falhas e perda de potência do motor podem estar associados ao desgaste de outros sistemas. Por isso, ao menor sinal, procure uma oficina de confiança para verificar tanto os componentes da caixa de marcha quanto demais sistemas do veículo.

Postar um comentário

Comentários (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem