Implementos agrícolas: arados e grades aradoras e niveladoras

Os implementos agrícolas são equipamentos acoplados em sistemas de tração, como máquinas e tratores, ajudando a executar uma atividade específica. A principal diferença entre máquinas e implementos agrícolas é que um implemento não tem um sistema motriz, ou seja, não se move sozinho.

Arados

Os arados são implementos utilizados no preparo do solo, servem para arar e descompactar à terra para o cultivo das plantas. Sua atuação se tem na camada superficial da terra e sua principal função é propiciar melhores condições de:

  • aeração;
  • infiltração;
  • armazenamento de água;
  • homogeneização da fertilidade do solo.

Os arados podem ser de discos ou de aivecas, podendo ser fixos ou reversíveis.

Os reversíveis movimentam o solo para a direita ou esquerda. Bastando ao operador, manobrar o trator, colocando o implemento no sentido inverso. Possibilitando assim melhores desempenhos operacionais nas manobras de cabeceira.

Arados de Discos

Os arados de discos são formados pelos discos, colunas e cubos. Eles são acoplados ao trator por meio dos três pontos.

Os discos podem ter números e tamanhos diferentes. Sua principal função é promover o corte, elevação e mobilização da leiva. A escolha correta consiste basicamente em avaliar o solo onde o implemento irá trabalhar.

Em solos arenosos, são indicados os discos lisos. Solos argilosos e com maiores quantidades de palhada, sendo indicado os discos com bordas recortadas, que possibilitam uma maior penetração no solo.

Arados de aiveca

Os arados de aiveca têm uma superfície torcida que recebe o nome de “aiveca”. Essa superfície é responsável por elevar, torcer e inverter parcialmente a leiva cortada.

O arado de aiveca promove melhor incorporação dos restos culturais quando comparado com o de discos. No caso de adubação de cobertura, esse arado pode ser mais indicado.

Além disso, ele não precisa de peso como o de discos para penetração no solo. Afinal, sua penetração é dada pela conformação de suas partes ativas.

Grades aradoras e niveladoras

As grandes aradoras intermediárias ou pesadas realizam em uma só operação a aração e a gradagem. O perfil do solo revolvido é superficial, cerca de 10 cm a 15 cm.

O solo preparado com esse tipo de implemento, especialmente quando úmido, apresenta descontinuidade entre o perfil preparado e o solo abaixo.

As consequências deste preparo são conhecidas como “pé de grade”. O pé de grade é uma camada com 5 cm ou mais de espessura endurecida, ou compactada.

Os efeitos causados pelo pé de grade são:

  • Erosão laminar;
  • Dificuldade de crescimento das raízes das plantas;
  • Baixa capacidade de infiltração de água nos solos;
  • Prejudica a emergência das plantas.
  • O trabalho deve ser realizado com velocidades em torno de 5 km/h a 6 km/h.

Cada grade demandará  força de tração, de acordo com o tamanho dos discos, formato e peso, teremos diferentes profundidades de trabalho. 

Postar um comentário

Comentários (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem