Como manter seu motor econômico e potente: Troca dos pistões, anéis e camisa.

Os motores a combustão interna, tem seu funcionamento através do processo da queima do combustível, geralmente gasolina ou diesel, na câmara de combustão onde ocorrerá o processo de mistura do combustível e ar, gerando assim explosões que possibilitam a movimentação do pistão e início do trabalho do motor.

Componentes do cilindro do motor a combustão interna

O movimento realizado pelos pistões ocorre em estágios de quatro tempos, admissão, compressão, explosão ou combustão e escape.

  • 1º tempo: Admissão — O pistão está no topo do cilindro ou ponto superior, a válvula de admissão abre e o pistão desce puxado pelo virabrequim, sendo então injetado a mistura de combustível e ar pela válvula, ao chegar no ponto morto inferior à válvula de admissão fecha.
  • 2º tempo: Compressão — O pistão sobe e comprime a mistura de combustível.
  • 3º tempo: Explosão ou combustão — Com a mistura de combustível comprimida uma descarga elétrica é disparada pela vela de ignição, em motores a diesel sua combustão ocorre pela própria compressão exercida pelo cilindro, gerando a explosão da mistura, fazendo o pistão ser empurrado para baixo fazendo com que atinja o ponto morto inferior.
  • 4º tempo: Escape — Ocorre a liberação dos resíduos da queima, feita quando o pistão sobe e a válvula de escape abre expulsando os gases residuais.

Esses processos são repetidos várias vezes, para possibilitar movimento do veículo ou equipamento, o que gera desgastes nos seus componentes, reduzindo seu desempenho como no aumento do consumo de combustível.

Ao decorrer desses processos de subida e decida do pistão ele e seus anéis sofrem deterioração, devido às explosões e o atrito entre ele e a camisa do bloco do motor. Sendo necessária sua troca, para restaurar o desempenho, como em casos de retificação do motor que ocorrerá também sua substituição.

Sua instalação deve ser realizada com equipamentos apropriados e por profissional qualificado devendo seguir todas as normas estabelecidas pelo setor, visado assim segurança e o bom funcionamento das peças.

A instalação da camisa no bloco do motor deve ser realizado com auxílio de uma prensa hidráulica, aplicando assim uma força constante e distribuída, evitando danos a peça, portanto não utilize de martelos, marretas ou qualquer tipo de instrumento que não seja adequado para o serviço.


Postar um comentário

Comentários (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem