Máquinas agrícolas: vantagens da manutenção preventiva.

As máquinas e implementos agrícolas desempenham um papel muito importante no trabalho do campo, investimento nesses equipamentos como plantadeiras, grades e arados, requer um alto valor, portanto, a manutenção é a garantia de longevidade e lucro.

O planejamento de cada manutenção deve prever custos, época para realizar, quem prestará o serviço, tais medidas podem ajudar a prolongar a vida útil do maquinário.

Durante os intervalos entre safras deve ser realizado a manutenção e troca de peças, a modo de conservar e prolongar a vida útil das máquinas, ajudando a manter seu valor de revenda.

Tendo controle do estado da frota, com anotações sobre: custos de manutenção, gastos com combustíveis, entre outros dados, auxiliará na decisão pelo conserto ou troca definitiva do equipamento.

Operação inadequada do equipamento são outro fator que deve ser considerado, mão de obra desqualificada e com baixo nível de instrução, o despreparo tanto pode ocasionar problemas ao maquinário como reduzir desempenho e qualidade da tarefa realizada, elevando assim custos de operação.

Ao realizar manutenção preventiva é importante ter um profissional qualificado e apto, capaz de identificar e resolver os problemas que possam aparecer, de forma eficiente e rápida.

A periodicidade das checagens deve considerar onde a máquina é utilizada e também das horas trabalhadas. A revisão deve ser realizada em todas as peças e componentes óleo-hidráulicos dos equipamentos agrícolas, como os filtros e nível do óleo dos motores e bombas hidráulicas, por exemplo. Devendo substituir as peças que apresentarem desgastes.

No momento da revisão deve verificar também a calibragem e os sulcos dos pneus e também as suspensões, analisando se estão em bom estado e substituindo-os se houver necessidade.

A manutenção preventiva é a mais efetiva forma de prevenir danos e atrasos no meio de uma operação, além de ser mais econômica.

O operador deve estar atento a:

  • Temperatura além do intervalo;
  • Rotação do motor;
  • Indicador de restrição de passagem de ar;
  • Falta de lubrificação;
  • Nível de combustível.
  • Nível de fluidos (cárter, transmissão, radiador, etc.);
  • Pressão e estado de conservação dos pneus;
  • Filtros de ar;
  • Pontos de engraxe;
  • Sistemas elétricos (partida, luzes, etc.);

Realização de manutenção preventiva reduz os riscos de quebra e desgastes como evita interrupção de atividades do negócio e sendo a maneira mais eficiente de manter a qualidade dos equipamentos.

Com planejamento e organização, possibilita uma visão mais clara das necessidades do negócio, organizar finanças, fazendo orçamentos com três ou mais fornecedores, escolhendo a opção com o melhor custo-benefício, está preparado para imprevistos, são possíveis, aumentando assim os lucros.

Postar um comentário

Comentários (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem