Superaquecimento do motor a diesel: prevenção e cuidados

Os motores a diesel necessitam de um cuidado a mais por parte do motorista, o superaquecimento do motor muitas vezes pode ser evitado com algumas medidas de manutenção preventiva ou mesmo em está atento às limitações do próprio veículo e os seus alerta.

O superaquecimento do motor pode gerar a queima da junta e o empenamento do cabeçote, no caso do cabeçote é preciso retificar o motor, algo caro e demorado, em casos mais raros pode se ocorrer a perda total, a fundição do motor.

Procedimentos como checagem regulares de água e óleo, se á circulação de água no bloco, que possibilite o resfriamento, nível do óleo suficiente para a lubrificação adequada das peças, a evitar o seu desgaste, estado das mangueiras, se apresentam furos ou defeitos. A válvula termostática é um item essencial, que identifica a temperatura correta do motor, e do sistema de ventilação, responsável por manter a temperatura do motor durante os momentos mais exigentes, devendo está em bom estado de conservação.

Está atento aos detalhes do funcionamento do veículo como em conhecer seu funcionamento pode evitar grandes dores de cabeças.

Alguns casos que devem ser observados, resumidamente:

  • mau funcionamento da válvula termostática;
  • baixo desempenho da bomba d’água;
  • utilização de aditivo incorreto no motor, ou até mesmo deixar de usá-lo;
  • falta de lubrificação no motor;
  • defeito no sensor de temperatura da água;
  • dificuldade para acionar a ventilação de resfriamento do radiador;
  • algum vazamento no sistema de arrefecimento.

Ao verificar que o motor superaqueceu, a primeira medida é parar o veículo e sair dele, após 40 minutos, com o motor tendo resfriado, confira o nível de água, devendo ter cuidado, pois, o vapor de água pode lhe queimar, ao verificar o nível, complete na medida necessária. Após o procedimento religue o veículo, devendo assim que possível realizar uma avaliação e manutenções necessárias em uma oficina mecânica.

Alguns aparelhos podem lhe auxiliar na verificação do funcionamento do motor como no monitoramento da temperatura da água de resfriamento do motor, como os Termômetros Indicadores de Temperatura, permitindo o supervisionamento do funcionamento do veículo, como em evitar o seu superaquecimento.

Postar um comentário

Comentários (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem