Eixo cardan caminhões: manutenção preventiva e componentes


Os eixos cardan são componentes utilizados para transmitir energia motriz do motor para as rodas de um veículo, utilizado em caminhões, motos, carros e veículos de motor dianteiro e tração traseira.

Seu funcionamento tende a se diferencia dependendo do veículo;

  • caminhões e ônibus: por ser veículos grandes, utilizam mais de um eixo cardan;
  • veículos 4 × 4: transmitem a força do motor para as rodas traseiras e dianteiras;
  • motos: substitui a corrente de transmissão, de modo que o sistema fica mais silencioso.

O eixo cardan é composto por diversos componentes, como luvas, ponteiras, tubo, cruzeta, garfo e flange. Dessa forma, todo esse conjunto bastante articulável instalado ao longo da parte inferior do veículo, do motor ao diferencial das rodas, permite uma variação de ângulo que garante um deslocamento mais estável.

Essas peças são bastante resistentes, mas não estão livres de sofrerem desgastes e até mesmo em quebrar. Assim é preciso tomar alguns cuidados para não acelerar essa deterioração.

Como, por exemplo, evitar sujeitaras no veículo, cargas mais elevadas do que ele foi projetado a suportar. Em casos de uso prolongado, de viagem muito longas, é necessário realizar durante e após, a lubrificação e manutenção do eixo como demais partes do veículo.

Sinais de possíveis problemas

Vibrações no eixo

A falta de um balanceamento adequado pode provocar vibrações no eixo, como sinal de indicação de desgastes nas peças ou falhas na fabricação, as vibrações geram também o empenamento do tubo do cardan, necessitando assim realizar seu desempenamento além de fazer o balanceamento do eixo.

Ruídos

Tendo sido projetado para funcionar de forma silenciosa, a presença de ruídos possivelmente é um sinal de que haja algum problema, como folgas.

Folgas

As folgas podem ser geradas por diversos motivos como a falta de lubrificação adequada, mau uso do veículo como a sobrecarga excesso de peso de carga, falta de limpeza ou má instalação do eixo cardan.

O mais recomendado é que se faça essa lubrificação a cada 160 mil km, com verificações periódicas a cada 2 mil km percorridos.

Uma das formas de se verificar se á folgas é em realizar com as mãos a tentativa de movimentá-lo para cima e para baixo, observando se há sinal de batimento ou folga. Sendo então necessário procurar um profissional experiente e qualificado para realizar, um diagnóstico mais preciso como para realizar a manutenção.

Postar um comentário

Comentários (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem