Como identificar problemas no amortecedor: Confira essas dicas

Amortecedores

Algumas ações preventivas são essenciais para garantir a segurança do veículo e de seus ocupantes. Identificar possíveis problemas e sinais de que a algo errado com os amortecedores ou com os componentes da suspensão, podem evitar gastos como acidentes.

O amortecedor é uma peça do sistema de suspensão destinado ao controle das oscilações da mola. Localizado na região inferior do veículo, é um elemento de ligação entre a suspensão e a carroceria, mantendo as rodas aderentes ao solo. Essenciais para à dirigibilidade e estabilidade nas mais diversas condições de terreno, conferindo conforto e segurança a motoristas, passageiros e demais motoristas na pista.

Alguns dos principais sintomas de falha ou deterioração do amortecedor são:

  • Trepidações da carroceria;
  • Inclinação excessiva em curvas e frenagens;
  • Ruídos e batidas secas na suspensão ao passar por valetas, desníveis ou buracos.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é mais eficiente forma de evitar problemas e acidentes, fazer revisões com frequência, ao menos uma vez por ano, considerando o indicado pela montadora do veículo. Da mesma forma, ao notar sinais como trepidação do volante, falta de estabilidade, balanço excessivo nas arrancadas e freadas, se encaminhe o mais rápido a um mecânico de confiança.

Dirigir com amortecedores desgastados pode danificar outros componentes da suspensão, como rolamentos das rodas e terminais da direção. O inverso também, caso haja outras peças afetadas naquela região, a carga sobre os amortecedores pode aumentar, reduzindo a sua vida útil.

O ideal é sempre revisar todo o sistema de suspensão. Muitas vezes, a depender do estado daquela área, basta um reaperto para eliminar ruídos e melhorar a dirigibilidade.

Sinais que a algo de errado com os amortecedores.

Existem várias ocasiões nas quais é possível notar um problema. Algumas talvez sejam conhecidas pela maioria; outras, nem tanto.

Instabilidade

Em situações de curvas em que o veículo tende a não permanece estável, fazendo que tenha que frear com maior intensidade, podendo causar derrapagem ao corrigir a direção. Isso é um sinal que algum componente da suspensão – entre eles o amortecedor – não estão funcionando corretamente. Não restando outra alternativa senão substituir a peça.

Um amortecedor desgastado transmite solavancos à carroceria do automóvel, gerará desconforto ao motorista.

Teste o balanço da carroceria

Ainda falando de estabilidade, outra forma de checar eventuais problemas no amortecedor é verificar o balanço da carroceria com o veículo em movimento.

Porém, é importante destacar: mesmo que a carroceria permaneça estável no teste, isso não é suficiente para dizer que o amortecedor está bom. Por isso, tenha atenção a outras situações.

Molas danificadas

Problemas relacionados as molas, são raramente percebíveis por não apresentarem barulho, dificultando a percepção de eventuais desgastes nessas peças.

Os sintomas mais comuns é a perda de altura do veículo. Sinais como pintura desgastada, ferrugem e o choque de trincas ou elos. Se as molas quebrarem, os pneus podem ser atingidos imediatamente, comprometendo a segurança dos ocupantes. Diante de quaisquer dos itens descritos, procure um profissional de confiança de qualidade para auxiliá-lo.

Molas defeituosas ainda prejudicam outros componentes da suspensão (batentes e rolamentos), podendo afetar o alinhamento do veículo e reduzir a vida útil dos amortecedores.

Vazamento de óleo

O vazamento de óleo é algo perceptível podendo assim ser facilmente identificar. O óleo que deveria estar no amortecedor se esvai, fazendo o componente perder seu funcionamento. Um sinal comum desse problema ocorre quando há vestígio de óleo no corpo do amortecedor.

Diante disso, leve o veículo para um mecânico de confiança quanto antes. Qualquer demora pode pesar no seu bolso lá na frente.

Desgaste dos pneus

Uma das consequências mais comuns geradas por falhas no amortecedor é o desgaste prematuro dos pneus. Ao trafegar em ruas esburacadas, por exemplo, um amortecedor ruim faz com que os pneus sofram todo o impacto, fazendo que sofram desgastes e escamação, oque reduz sua vida útil.

Para identificar escamações, basta apalpar a banda de rodagem do pneu em seu sentido de giro, nos dois sentidos. Cada bloco dessa banda precisa estar liso. Ao notar a presença de “dentes”, tais como pontas de uma serra, significa que o pneu está escamado.

A escamação não quer dizer automaticamente que se deva trocar os amortecedores. Isso porque a falta de rodízio, alinhamento e balanceamento das rodas pode ser outro fator, se não for o caso, deve-se substituir as peças.

Desempenho na estrada

Ao trafegar em uma estrada onde a velocidade tende a ultrapassar os 80 km/h, a direção só será mantida com precisão caso os amortecedores estejam em boas condições.

Algo que pode-se notar como em enorme perda de eficiência ao realizar curvas e freadas, o que requer maior espaço para as manobras. Isso ocorre devido a problemas no amortecedor impedindo que os pneus consigam atingir o contato ideal com o solo.

Pegar a estrada é uma grande oportunidade para constatar possíveis falhas. Mas, dados os aspectos envolvidos nesse tipo de via – que eleva e muito a probabilidade de acidentes – não, é algo que se vale a pena arriscar.

Preferencialmente leve o veículo para a revisão antes de iniciar qualquer viagem longa, com uma semana de antecedência. Assim, caso seja necessário realizar um procedimento mais demorado, você terá tempo para deixá-lo na oficina, sem comprometer o planejado.

Fazer a revisão não só garante a segurança aos ocupantes, como do próprio veículo, além das demais pessoas que estiverem na mesma rodovia. Se todas as peças estiverem nas condições corretas, o veículo trabalhará de forma eficiente, economizando combustível e podendo responder a situações de emergências, como ultrapassagens e freadas bruscas.

Postar um comentário

Comentários (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem