As principais espécies de plantas forrageiras e suas características

As plantas forrageiras são aquelas que servem de alimento para os animais, especialmente os ruminantes, como bovinos, ovinos e caprinos. Elas podem ser classificadas em dois grandes grupos: as gramíneas e as leguminosas.

Gramíneas

As gramíneas são plantas herbáceas que possuem caules cilíndricos, folhas estreitas e alongadas, e flores agrupadas em espigas ou panículas. Elas se adaptam bem a diferentes condições climáticas e de solo, e são ricas em carboidratos, mas pobres em proteínas. Algumas das principais espécies de gramíneas forrageiras são:

  • Capim-elefante (Pennisetum purpureum): é uma planta perene, de crescimento rápido e alta produtividade. É indicada para regiões tropicais e subtropicais, com boa disponibilidade de água e fertilidade do solo. Tem alto valor nutritivo quando cortada jovem, mas perde qualidade com o envelhecimento.
  • Capim-colonião (Panicum maximum): é uma planta perene, de porte alto e folhas largas. É resistente à seca e à acidez do solo, mas exige boa luminosidade. Tem bom valor nutritivo e palatabilidade, mas pode apresentar problemas de digestibilidade se cortada tarde demais.
  • Capim-mombaça (Megathyrsus maximus): é uma planta perene, de porte alto e folhas finas. É adaptada a regiões tropicais úmidas, com alta fertilidade do solo e boa drenagem. Tem excelente valor nutritivo e produção de massa verde, mas requer manejo adequado para evitar o acamamento e o florescimento precoce.

Leguminosas

As leguminosas são plantas que possuem raízes com nódulos que abrigam bactérias capazes de fixar o nitrogênio atmosférico no solo. Elas são ricas em proteínas, mas pobres em carboidratos. Algumas das principais espécies de leguminosas forrageiras são:

  • Alfafa (Medicago sativa): é uma planta perene, de porte baixo e flores roxas ou brancas. É indicada para regiões temperadas ou subtropicais, com clima ameno e solo fértil e bem drenado. Tem alto valor nutritivo e produção de feno, mas é sensível à seca, ao encharcamento e a pragas e doenças.
  • Soja-perene (Neonotonia wightii): é uma planta perene, de porte médio e flores brancas ou rosadas. É adaptada a regiões tropicais e subtropicais, com clima quente e úmido e solo ácido e pobre em fósforo. Tem bom valor nutritivo e capacidade de recuperação após o pastejo, mas é pouco tolerante à seca e ao frio.
  • Leucena (Leucaena leucocephala): é uma planta perene, de porte arbustivo ou arbóreo e flores brancas ou amarelas. É resistente à seca, à salinidade e à acidez do solo, mas exige boa luminosidade. Tem excelente valor nutritivo e produção de biomassa, mas contém substâncias tóxicas que podem causar problemas digestivos ou reprodutivos nos animais.

As plantas forrageiras são essenciais para a alimentação animal e para a sustentabilidade dos sistemas agropecuários. Por isso, é importante conhecer as principais espécies e suas características, bem como as condições ideais para o seu cultivo e manejo.

Postar um comentário

Comentários (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem